Quais são os sintomas da menopausa na pele?

Sintomas da menopausa na pele: A menopausa interfere diretamente na pele das mulheres devido às importantes alterações hormonais.

Não é segredo que os hormônios interferem na vida das mulheres em diferentes fases, e um grande exemplo disso é o aparecimento de acnes ao longo da vida. No período da menopausa, quando a mulher deixa de ovular e para de menstruar, não seria diferente. Com isso, a pele pode sofrer com as alterações hormonais.

Essa fase é muito importante para o ciclo da vida da mulher, por isso os cuidados devem se manter ainda mais presentes. Nesse período, gradualmente, a produção de estrogênio e progesterona desacelera e, consequentemente, diminui a produção de fibras de elastina e colágeno. Assim, há um aumento da flacidez, perda de elasticidade e tônus, fazendo com que a pele fique mais fina, frágil e ressecada.

No período da menopausa, há a diminuição das fibras de colágeno em um ritmo de cerca de 2% ao ano. A velocidade desse processo, porém, depende de diversos fatores, incluindo externos, como poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções, exposição solar, genética, hormônios e metabolismo, segundo lista a SBD.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nos casos mais graves, especialmente por conta da exposição excessiva ao sol, a pele pode apresentar manchas e rugas, além da fragilidade. Além disso, os antebraços podem sofrer com afinamento, manchas roxas e, até mesmo, feridas.

Esse desiquilíbrio hormonal também pode deixar o rosto mais oleoso e, por consequência, sujeito à acne. Pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face também são comuns durante essa fase.

Sintomas da menopausa na pele: Como evitar esses sinais?

O ideal para evitar esses sinais da menopausa é uma visita ao dermatologista, que irá indicar os produtos e procedimentos corretos para um tratamento eficaz para cada tipo de pele. Também cabe ao profissional alertar que todos os efeitos da menopausa podem ser controlados.

Há diversas opções de procedimentos, como preenchimento com ácido hialurônico, laser de CO2, luz pulsada, peelings, aplicação de toxina botulínica, radiofrequência, ultrassom microfocado, entre outros.

Além destes, há os cuidados diários que devem ser especificados por um dermatologista. As principais práticas para a rotina são a proteção solar (protetor com FPS 30 no mínimo) e a hidratação, além da utilização de cremes nutritivos e anti-aging para a face. A alimentação e um estilo de vida saudável também são necessários para complementar os resultados.

Buscando ser uma grande aliada da dermatologia, a Ensofill se preocupa em trazer produtos que são eficazes e que apresentam resultados logo de cara. Conheça nosso catálogo completo disponível no site.

Conheça agora nossas linhas de produtos. Além disso, você pode ficar por dentro de todas as nossas novidades acompanhando nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

Muito mais informação com a Ensofill

Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.