Ressecamento da pele: como auxiliar seus pacientes?

Ressecamento da pele: como auxiliar seus pacientes?

As condições climáticas do Brasil é um dos fatores que favorecem o ressecamento da pele da população, principalmente durante o outono e o inverno, estações em que problemas como dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose tendem a surgir, justamente por causa do ressecamento da derme.

Fatores genéticos ou hormonais, problemas na tireoide e banhos quentes e demorados, mais comuns nos dias com temperatura baixa, também contribuem para que a derme fique pouco hidratada, sendo necessário o uso de produtos e orientação profissional para amenizar os sintomas e evitar que enfermidades se manifestem.

A pele seca é caracterizada pela perda de água em excesso, que resulta em pouco brilho e viço, poros quase imperceptíveis, além de tendência à vermelhidão, descamação e ao surgimento de fissuras e pequenas linhas.  Os pacientes que sofrem com essa secura costumam se queixar de aspereza, fragilidade e irritação, sinais que podem causar desconforto e sensação de repuxamento. 

Tudo isso é efeito de uma alteração na barreira cutânea, que se torna irregular devido à menor produção de lipídios na superfície da pele, fazendo com que as células percam a capacidade de reter água, que acaba evaporando, causando o ressecamento.

Tratar e prevenir

Para auxiliar os pacientes que buscam pelos consultórios dermatológicos em busca de tratamento da pele ressecada, o especialista deve recomendar uma rotina de cuidados que evite danificar ainda mais a barreira da derme, suprindo os elementos de hidratação natural que estão em queda.

Limpeza, hidratação e proteção contra a exposição solar são indicações necessárias para o paciente tratar o problema. Cremes e loções hidratantes cumprem bem a função de combater a sensação de aspereza.

O Meso Ox Hyal, da Skymedic, é um completo tratamento para os casos de peles desidratadas, com perda do brilho e tônus, sem vigor, rugas superficiais, sensíveis ou no fotoenvelhecimento para ser usado nos consultórios. Outro produto que não pode faltar em sua clínica é o Meso Ox Vitamin que conta com 150 componentes para revitalizar peles secas ou sem vida, além de ser a base para qualquer outra solução de mesoterapia estética. 

Ainda dentro do portfólio da Ensofill, seus pacientes podem contar com o Hyalurox Sérum Wrinkles para utilização em casa. Com efeito antiaging, esse sérum proporciona diversos benefícios como hidratação, estimulação de colágeno, combate aos radicais livres entre outros.

No tratamento e como forma de prevenção, é importante que o dermatologista também oriente o paciente a manter hábitos simples, como não tomar banho com água quente, que estimula a dilatação dos poros e pode provocar irritações, beber bastante água durante o dia, para garantir a hidratação corporal, e evitar o ar seco, ficando menos tempo em ambientes externos no frio, bem como umidificar o interior da casa. 

Cuidados com a pele seca dos profissionais da saúde

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pesquisas realizadas na China mostraram que médicos e profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 relatam sintomas como queimação, prurido ou pinicação após o uso prolongado de equipamentos de proteção individual (EPI). Ressecamento ou descamação estão entre os padrões mais relatados de manifestações.

Nesse sentido, a instituição sugere que esses pacientes sejam recomendados pelos dermatologistas a aplicarem cremes específicos após cada higienização das mãos. Ao permanecer com luvas por tempo prolongado, podem utilizar emolientes contendo ácido hialurônico, ceramidas, vitamina E ou outros ingredientes reparadores. 

Segundo a SBD, para peles normais e secas, os cremes e loções são os mais indicados, sendo os géis e séruns mais apropriados para peles oleosas e com tendência à acne, antes do paciente/profissional da saúde se proteger com as máscaras faciais e óculos de proteção por tempo prolongado. 

Tenha os melhores produtos para hidratação e revitalização da pele em seu consultório para oferecer aos seus pacientes. Consulte o portfólio da Ensofill e fale com um de nossos representantes para conhecer nossas opções.

Crédito da imagem: Deagreez – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *