Procedimentos estéticos para homens: um mercado em ascensão

Nada melhor que o Dia dos Pais para valorizar a beleza masculina. E tal fator pode trazer mais sucesso ao seu consultório, visto que eles estão cada vez mais em busca de procedimentos estéticos. 

De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, os homens já chegam a ser 40% nos consultórios de dermatologistas, estatística que é crescente! Ligia explica que, nos grandes centros, eles já não se acanham em assumir sua vaidade, visto que a própria mídia vem divulgando os  tratamentos. 

“O exagero, a obsessão com a própria figura, prender-se demais a pequenos detalhes não são definitivamente uma característica masculina. Mas, o constrangimento do passado deu lugar a atitude cada vez mais natural, em busca da manutenção e melhora da aparência, o que é perfeitamente justo”, acrescenta.

O que justifica essa crescente busca pelos tratamentos estéticos?

A dermatologista comenta que um homem moderadamente vaidoso é cuidadoso com a aparência, exigente quanto à maneira de se apresentar, tem prazer em comprar roupas e acessórios para si próprio, corta o cabelo sempre com o mesmo cabeleireiro/barbeiro, não toma sol em exagero e preocupa-se com a saúde e o peso. Muitos usam cremes, mas de maneira caracteristicamente objetiva: poucos produtos e bem eficientes.

Homens que fazem parte desse perfil, costumam brilhar socialmente e não raro,  profissionalmente. Têm bom conceito de si próprios, são geralmente bem-sucedidos, seja qual for a faixa econômica.

“Há cerca de 35 anos, quando o sucesso profissional passou a ser ainda mais valorizado, não só como meio de subsistência, mas como bandeira e instrumento de marketing pessoal, a aparência cresceu em importância. Porém, no mundo masculino, por motivos muito ligados à carreira, não bastava ser bem-sucedido, era necessário aparecer para se destacar no mercado. Progressivamente foi-se aceitando com naturalidade que os homens recorressem aos cremes, sessões faciais, limpezas de pele, às cirurgias plásticas, aos transplantes de cabelo, até chegarmos ao laser de depilação, toxina botulínica e preenchimentos”, responde a médica.

A busca por procedimentos estéticos varia conforme a idade  

Ligia mostra que a atração por determinados procedimentos estéticos oscila com a idade dos paciente. 

Na primeira juventude, procura-se muito por tratamentos para acne (limpezas de pele, peelings), solução para hiperidrose (transpiração excessiva) com aplicações de toxina botulínica nas axilas e palmas.

Na terceira década, há muito interesse pelas depilações a laser de diodo que resolvem os  incômodos das barbas cerradas e pelos encravados. A partir dos 35-40 anos, a queda de cabelo e seus tratamentos com intradermoterapia são grandes motivações para visitas ao dermatologista.

Aos 50, os homens ressentem-se das marcas na testa, lateral dos olhos, sulcos ao lado da boca, interessando-se por aplicações de toxina botulínica na face, correções de cicatrizes e pequenas rugas, com preenchimentos de ácido hialurônico.

Por fim, nas décadas seguintes, a médica acrescenta que surgem as questões relacionadas às manchas, sardas, flacidez do rosto, pescoço e acúmulo de  gordura sob o mento. Assim se dará a procura por terapia fotodinâmica, microcauterizações, neve carbônica, estimuladores injetáveis de colágeno, como ácido polilático, e outros. Lasers e luz pulsada eliminam manchas, vasos, corrigem rosto congestionado e avermelhado. Nessa fase, peelings fortes combinados com isotretinoína oral diminuem e afinam narizes de quem consumiu considerável quantidade de bebidas alcoólicas por muitos anos.

Como fidelizar o público masculino no seu consultório?

Segundo a dermatologista, a principal dica é valorizar as diferenças, justamente pelas diversas características que envolvem o público masculino:

  • Pele mais oleosa, mais grossa e resistente;
  • São mais propensos à perda dos cabelos, às espinhas e poros dilatados; 
  • São menos vulneráveis ao ressecamento e às rugas finas;
  • Mudam muito dos 20 aos 40, mas, depois, o envelhecimento é  mais lento do que nas mulheres, pois não sofrem com as perdas hormonais;
  • A musculatura da face é mais forte, a testa é mais vincada, desde os 25 anos, por isso o efeito da toxina botulínica é mais discreto neles;

Além disso, Ligia informa que os homens rejeitam tratamentos longos e complicados, com rituais que envolvam várias etapas ou muitos produtos. Buscam resultados rápidos e objetivo. Não toleram  cremes gordurosos, sendo muito importante prescrever um esquema prático para eles, preferindo itens leves, fluidos e com grande poder de espalhamento.

“São ótimos pacientes de dermatologistas e cirurgiões plásticos, pois são fiéis ao médico, não são influenciáveis por palpites e opiniões ou por publicidade vulgar. Procuram o que é melhor, não saltam de uma terapêutica para outra, de acordo com a moda. Homens filtram as informações científicas, prezam dados técnicos, raramente sucumbindo à propaganda banal. Buscam dados em sites, folhetos, rótulos e bulas. Não use com os homens argumentos tais como – mas, George Clooney usa – para convencê-lo a utilizar algo. Diga: este sérum tem vitamina C nanoencapsulada que reverte o dano às suas fibras colágenas”, ensina.

Top 5 procedimentos estéticos direcionados aos homens que não podem faltar na sua clínica

Confira as dicas dadas por Ligia e invista já nesses procedimentos estéticos:

TOXINA BOTULÍNICA (face)

Aplicada com agulhas delicadas diretamente na musculatura da face, diminui a contração de certos grupos musculares propiciando o soerguimento de grupos antagônicos, resultando no conhecido efeito  lifting, que se traduz por um levantamento da face, suavização de rugas e consequente rejuvenescimento.

PEELINGS

Suaves, médios ou profundos resultam em renovação da epiderme, revitalização e estímulo da produção de colágeno na derme. Em poucos dias é visível o efeito benéfico, com pele viçosa, brilhante e saudável, além de marcas, manchas e rugas finas atenuadas.

MICROCAUTERIZAÇÃO E NEVE CARBÔNICA

Para eliminar lesões cutâneas como manchas, queratoses, verrugas, acrocórdons, siringomas em pálpebras. Pequenas imperfeições facilmente eliminadas em poucos minutos, conferem aparência extremamente rejuvenescida, limpa e saudável.

PREENCHIMENTOS INJETÁVEIS 

Para corrigir  cicatrizes, rugas, compensar assimetrias, dar firmeza e definir contornos.

DEPILAÇÃO A LASER DE DIODO 

Para eliminar pelos indesejados ou para afinar pelos grossos que encravam.

“Há um crescimento da procura por procedimentos estéticos  e dermatológicos em todas as faixas etárias, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Medicamentos seguros, de efeito comprovado em cabelos e pele, assim como injetáveis e equipamentos evoluídos, que ofereçam recuperação rápida e resultados evidentes, terão indiscutível e progressiva aceitação. Portanto, trate seu paciente do sexo masculino com simplicidade, pontualidade, objetividade e sinceridade. Não complique, sugerindo inutilidades. Forneça-lhe, sem se estender, nem ser prolixo, as informações técnicas e científica que ele valoriza. Assim, você o conquistará e é bem provável que obtenha sua fidelidade”, conclui Ligia.

Na Ensofill, você encontra grandes marcas da dermatologia para agregar valor aos procedimentos estéticos oferecidos em seu consultório. Acesse nossa área de produtos e aproveite. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *