Pele madura: como cuidar?

Pele madura: como cuidar?

A partir dos 25 anos de idade, a pele começa a passar por uma série de transformações e as primeiras marcas de expressão já podem ser vistas, como nas pálpebras inferiores e laterais dos olhos, principalmente ao sorrir. 

Sendo assim, diversos fatores podem desencadear o problema, como a degradação progressiva do colágeno, fotoenvelhecimento, fumo, estresse físico e psicológico, alterações hormonais e desgaste natural cronológico.  

Portanto, a dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Ligia Kogos, diz que as pelas mais claras, estão mais propensas a desenvolver rugas finas, pois estão mais vulneráveis à radiação ultravioleta. “Com a perda do teor de colágeno e desorganização destas fibras (colágenas e elásticas), a pele se torna menos hidratada e mais seca. Ao mesmo tempo, esta mudança faz com que a pele tenha menos elasticidade e sinta dificuldade de retornar ao estado natural após contrair-se.”

Principais alterações da pele madura

  • Alterações no rosto

Queda das pálpebras, bochechas, com aparecimento de sulcos nas laterais de nariz e boca, perda de contorno da face, olheiras e bolsas sob os olhos. 

As rugas aparecem mais na testa, em volta da boca e dos olhos. Já os pés de galinha, em locais de maior movimentação e não voltam à posição original com a mesma facilidade, devido à menor elasticidade por toda a face, causada pelo sol e pela perda dos hormônios responsáveis pela elasticidade.

Podem acontecer ainda perda de volume dos lábios, poros dilatados, manchas escuras salpicadas, crescimento do nariz, graças às glândulas sebáceas hipertrofiadas. 

  • Alterações no pescoço

Flacidez fazendo aparecer as temíveis “bandas verticais “ – como pregas no sentido vertical –, avermelhamento na lateral devido aos anos de exposição solar.


Cuidados básicos com a pele madura

  • Limpar profundamente a pele diariamente, pela manhã e à noite;
  • Proteger a pele com filtro solar diário, já que as radiações são determinantes para o envelhecimento 
  • Manter a saúde e equilíbrio em termos de cuidados médicos essenciais, como alimentação, horas de sono, exercícios, e, se possível, suplementação hormonal.

Tratamentos indicados para pele madura

O moderno arsenal de procedimentos e substâncias em produtos, são capazes de ajudar muito as peles maduras a ficarem saudáveis, sobretudo os ácidos, os hidratantes e os protetores solares.

Segundo informa a Dra. Ligia, existem vários ácidos que podem ser utilizados em cremes diários, à noite, porém o mais eficiente é o Ácido Retinóico, pois estimula as fibras colágenas e promove uma esfoliação, revitalizando a pele. Podem também ser associados à clareadores para tratamento de manchas.

Já o Ácido Glicólico (e outros alfa-hidroxiácidos, como os ácidos de frutas) também é muito eficiente, dando luminosidade, viço, refinamento e estimulando a produção de colágeno. 

Os protetores solares são essenciais quando se fala em prevenção de envelhecimento, é indispensável recomendá-lo em situações de exposição e mesmo diariamente. Algumas fórmulas o trazem em associação a hidratantes.

Vitamina C, em cremes, ajudam a recuperar a pele dos danos do sol, tempo e poluição.

Além disso, tem os procedimentos como aplicação de toxina botulínica, preenchedores, firmadores, formadores de película, pellings, luz pulsada mais lasers, terapia fotodinâmica e a reposição hormonal. Complexos vitamínicos específicos também podem ser úteis em cada caso individual, como por exemplo Cálcio, Zinco, Vitamina E complexos de proteínas para cabelos e unhas ingeridos via oral.

Exclusivo para os dermatologistas

Uma opção de tratamento que pode fazer parte da rotina de cuidados das pacientes são os produtos Meso Ox Antiaging, Meso Ox Hyal e Meso Ox Aminoacids.

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. Acesse o nosso site para mais informações. 

Todos os produtos comercializados pela Ensofill são para uso médico.”

Crédito da Imagem: wundervisuals – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *