Pandemia da covid-19 e os cuidados com a pele

Ainda não se sabe quando a vida social estará 100% de volta. E cada vez mais temos visto que a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, o isolamento social têm mexido com a saúde das pessoas tanto física quanto emocionalmente.

Segundo a Dra. Valéria Campos, dermatologista, o esgotamento causado por essa nova condição pode contribuir para o aparecimento de lesões ou enfermidades, especialmente em quem já sofre com doenças dermatológicas. 

A médica informa que a pele pode mostrar, de diferentes formas, que há algo errado com a saúde, seja em decorrência de altos níveis de estresse, por excesso ou falta de sol e vitaminas ou, até mesmo, por contaminação de patologias dermatológicas e outras viroses, como a covid-19.

“É nítido que o estresse do momento pode afetar a saúde e a pele, principalmente porque há vários problemas que são desencadeados pelo fator emocional como aumento de acne, dermatites, psoríase e até vitiligo. A pele é uma válvula de escape”, adiciona a especialista.

Por isso, confira algumas dicas de cuidado com a pele e oriente seus pacientes!

Coronavírus x pele

De acordo com a dermatologista, pessoas contaminadas pelo novo coronavírus podem apresentar lesões na pele. 

“A conclusão de um estudo publicado recentemente no Jornal Americano da Academia de Dermatologia (JAAD), realizado com indivíduos infectados por covid-19 indica que, cerca de 20% dos casos analisados apresentaram alterações na pele. Foram constatados o aparecimento de lesões avermelhadas, principalmente nas extremidades, pés e mãos, assim como bolhas, placas, vesículas e outras feridas”, ressalta.

Cuidados com a pele: recomendar uma boa alimentação é o primeiro passo

Ter maus hábitos alimentares prejudica a saúde como um todo. E com um longo período dentro de casa, sem ao menos saber quando vai acabar, faz com que as pessoas aumentem o consumo de comum o aumento no consumo de alimentos processados e industrializados, e maior ingestão de carboidratos, açúcares e bebidas alcoólicas. 

“Durante a quarentena há uma tendência maior de comer mais, normalmente açúcares e gorduras. Além do ganho de peso, o paciente aumenta as chances de ter acne e maior oleosidade, refletindo diretamente na pele. A melhor prevenção começa com a alimentação balanceada, priorizando frutas e verduras e uma boa ingestão de fibras. Outro ponto essencial é a ingestão de água, hidratar o corpo é muito importante para uma pele saudável”, destaca Valéria.

Higiene

A higiene, de forma geral, é uma das etapas principais de cuidado com a pele. Para o rosto, a dermatologista sugere indicar a limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, a fim de prevenir o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem e demais fatores como a poeira e poluição.

Hidratação

Informe aos seus clientes todos os benefícios da hidratação na rotina de cuidados com a pele como: manutenção do viço e da beleza, além de garantir a integridade da camada de proteção e evitar a descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Vale lembrá-los que essa etapa também é fundamental devido ao uso excessivo de sabonetes e álcool em gel. “Outra dica é ficar longe de banhos quentes e demorados e a utilização de buchas, sobretudo no inverno”, salienta a médica.

Proteção solar

O protetor solar não deve ficar de fora da rotina de cuidados com a pele, visto que a exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente, podendo provocar diversas alterações como surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.

Exercícios físicos

Sim, você ainda pode auxiliá-los nesse sentido. Mostre o quanto é importante manter uma rotina de atividades físicas que atuam em vários aspectos da saúde como fortalecimento muscular, redução do risco de doenças e viroses, diminuição do estresse e melhora do humor, conforme aponta Dra. Valéria.


Fique sempre de olho em nosso blog para mais dicas e não esqueça de acessar nossa área de produtos e conhecer todo o portfólio que a Ensofill tem para oferecer ao seu consultório!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *