Outono e a saúde da pele: cuidados básicos são essenciais

Outono e a saúde da pele: cuidados básicos são essenciais

Com a chegada do outono e das temperaturas mais amenas, muita gente começa a procurar pelos serviços dos dermatologistas em busca de tratamentos e cuidados com a pele. Afinal, o excesso de exposição ao sol durante o verão pode deixar, literalmente, algumas marcas na derme.

E como é de conhecimento dos especialistas, essa é realmente a melhor época do ano para iniciar procedimentos estéticos nos pacientes, devido à baixa exposição solar e aos benefícios que isso oferece ao sucesso do tratamento. 

“Com menos exposição ao sol, é possível fazer uma programação segura em relação a técnicas que envolvem alteração na textura da pele, como peeling, laser e microagulhamento, técnicas que removem a camada córnea da pele ou que têm ação mais sensível. Por outro lado, nessa estação diminui a chance de sensibilidade, pois como o clima ainda não está tão frio, os pacientes sentem menos alguns efeitos de ressecamento pós-procedimento”, explica a Dra. Máira de Magalhães Mariano Astur, dermatologista com título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mesmo sendo o momento ideal para reforçar os cuidados com a pele, o outono também é a época em que ocorre um grande número de casos de problemas dermatológicos. Dermatite atópica, psoríase, dermatite seborreica, ressecamento e alergias em geral são os mais comuns. “Isso acontece porque com a chegada do clima, com temperatura fria e a queda da umidade do ar, as pessoas começam a ter problemas respiratórios e dermatológicos e aumenta a tendência a banhos quentes e demorados. Isso contribui para a redução da proteção de gordura natural da pele, que fica mais exposta e vulnerável a processos alérgicos e infecciosos”, detalha Dra. Máira que também é médica chefe no Ambulatório de Cosmiatria do Departamento de Dermatologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.

No dia a dia, novos produtos

A dermatologista lembra que, para os pacientes preservarem a saúde da derme durante o outono, os profissionais devem orientá-los a terem cuidados básicos ao longo do ano, recomendando que sejam ainda maiores quando o frio chega. 

“É importante fazer indicações para que no banho usem sabonetes líquidos e neutros, evitem o uso de buchas e tomem banhos rápidos, com água morna. Após o banho, devem aplicar no corpo um hidratante com maior potencial de hidratação, contendo ceramidas, ureia e glicerina. Para secar o corpo, fazer movimentos delicados, com uma toalha fofa, além de indicar que evitem fazer esfoliação, já que a pele estará delicada nessa época”. 

Para os cuidados com a face, Dra. Máira diz que os dermatologistas devem orientar os pacientes a trocarem a linha de skincare utilizada no verão por produtos que atendam às necessidades nos dias frios.

“Enquanto no verão se preza por sabonetes adstringentes, no outono devem ser indicados produtos em sérum para o dia. Filtros solares com seborreguladores serão trocados, dependendo da necessidade, por um sabonete delicado, evitando usar adstringente. Também é o momento dar início a tratamentos com produtos antiaging, clareadores ou antiacne um pouco mais fortes, como ácidos com concentração elevada”, afirma. 

Efeito pandemia

Considerando a realidade da pandemia, em que as pessoas estão viajando menos e ficam mais tempo em suas casas, mantendo o isolamento social, a médica acredita que 2021 é  um ano em que procedimentos dermatológicos poderão ser feitos a qualquer momento, mesmo que o outono seja a melhor estação. “A exposição solar não está sendo grande como antes e as pessoas estão tendo menos contato social. Então, efeitos adversos de tratamentos como hematomas, descamação, vermelhidão e inchaços podem surgir e ser manejados facilmente com uma boa maquiagem ou com a própria máscara de proteção”. 

A Ensofill conta com uma linha de produtos específicos ideais para os cuidados com a pele durante o outono. Consulte o nosso portfólio e entre em contato com os nossos representantes para conhecer e adquirir. 

Crédito da imagem: Aja Koska – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *