Mascne: aumento do surgimento de acne por conta do uso de máscaras!

Mascne: aumento do surgimento de acne por conta do uso de máscaras!

Você já deve ter se deparado com termo “mascne” nos últimos meses. Trata-se de uma terminologia que surgiu por conta da acne provocada pelo uso das máscaras durante a pandemia do Covid-19. 

O uso de máscara pode causar o aparecimento de acne, principalmente pelo contato direto do produto com a pele, que além de irritar, ajuda no aumento da umidade e da oleosidade na região. É de se esperar que um elemento novo e externo que fica, às vezes por horas, em contato com a pele traga algum “efeito colateral”, mas algumas adaptações na rotina de cuidados e a introdução de novos hábitos podem controlar ou ao menos minimizar o problema.

Por que a mascne acontece?

Quem já tem predisposição à acne e passa o dia inteiro usando máscaras que não são 100% algodão, como a cirúrgica N95, feita de polipropileno, um polímero plástico, estão no topo da lista de alvos da mascne — mas a verdade é que mesmo máscaras de outros materiais, usadas algumas horas por dia, já podem causar o problema, especialmente nas mulheres. “Afinal, a máscara fica bem na área onde ocorre a acne adulta comum no sexo feminino – mandíbula, transição do rosto para o pescoço, e região preauricular”, diz a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBC), Dra. Fernanda Arêas.

Para diminuir o abafamento, é indicado, sempre que possível, uso de máscaras 100% algodão. E para quem não tem opção a não ser a máscara cirúrgica, é recomendado colocar uma máscara de algodão por baixo da de TNT, para o tecido sintético não ficar em contato direto com a pele. 

Somado ao efeito mascne, tem ainda o aumento do estresse, que pode piorar a incidência da acne. “O estresse estimula a produção do hormônio cortisol, cujo impacto na pele é justamente agravar quadros de acne”, explica a Dra. Fernanda. 

Mascne: como tratar?

Para tratar a pele dos acometidos, os ácidos que causam descamação devem ser evitados. Por isso, é fundamental adaptar a rotina de skincare dos pacientes. O ácido salicílico é mais leve e por isso, mais indicado para a mascne. Uma dica é borrifar o ácido na máscara, assim a pele fica em constante tratamento. 

Além disso, a higienização da pele deve ser potencializa, especialmente à noite, para controle da produção de sebo. Os sabonetes de pH bem próximo ao da pele são ideais. Outro passo importante é manter a hidratação, mesmo entre os pacientes com pele oleosa ou espinhas, para que a barreira de proteção fique em dia.

Para a mascne, os hidratantes de sérum leves, associados ao ácido hialurônico são interessantes.

Orientações dermatológicas contra a mascne

  • Para vestir a máscara: é importante que os pacientes estejam com as mãos higienizadas e não toquem a parte frontal da máscara. Ajustar o elástico da máscara atrás das orelhas ou amarrar as pontas atrás da nuca. Em seguida arrumar na face cobrindo totalmente o nariz, boca e queixo.
  • Para retirar a máscara: os pacientes devem tocar somente nos elásticos presos nas orelhas. Depois disso, lavar bem as mãos e fazer uma assepsia na máscara para o próximo uso. Se for descartável, descartá-la em local apropriado. 
  • Manter o rosto limpo e hidratado: indicar o uso de sabonetes que controlam a produção de sebo e a oleosidade e que sejam sempre muito próximos do pH natural da pele. Os hidrantes podem ser os mais leves, na apresentação em sérum com ação de ácido hialurônico, por exemplo. 
  • Usar protetor solar: recomendar o uso de forma ininterrupta, mesmo quando o paciente estiver com a máscara ou dentro de casa.

Exclusivo para os dermatologistas

Uma opção é a espuma de limpeza Skinox Bleemish Soap, leve, tem uma combinação de fatores em sua formulação como ácido salicílico para garantir a eliminação profunda das áreas de acne. Tem também um efeito bacteriológico. 

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. Acesse o nosso site para mais informações. 

Todos os produtos comercializados pela Ensofill são para uso médico.”

Crédito da imagem; Peopleimages – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *