Manchas na pele: causas e soluções para o tratamento

Manchas na pele: causas e soluções para o tratamento

Queixas a respeito de manchas na pele são comuns em consultórios dermatológicos. Apesar de frequentes, essas marcas aparecem de formas variadas e têm causas diferentes, o que demanda tratamentos específicos em cada caso. Veja abaixo alguns dos tipos mais comuns de mancha na pele e a solução mais indicada: 

1. Manchas escuras no rosto

Na medicina, esse tipo de mancha é chamado de melasma. Tem como origem a exposição solar excessiva ao longo do tempo. Os raios solares estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Alterações hormonais podem agravar o quadro, por isso é comum que o problema se agrave na gravidez ou na menopausa. Uma escolha equivocada de anticoncepcional também pode colaborar para o aparecimento desse tipo de mancha. 

Tratamento indicado: as medidas mais importantes e mais eficazes são o uso diário de protetor solar e evitar a exposição prolongada ao sol prolongada. Além disso, creme ou pomada com princípios ativos como hidroquinona, vitanol A, e ácidos ajudam a clarear a pele. 

2. Mancha ou queimadura causada por frutas cítricas

Fitofotodermatite é o nome científico das lesões na pele causadas pelo limão. Quando o limão entra em contato com a pele e a pessoa fica exposta ao sol, a pele reage e costuma surgir uma queimadura ou manchas escuras na pele. 

Tratamento indicado: creme com hidroquinona e evitar aplicar produtos cosméticos na região afetada. Também é importante usar protetor solar sobre a macha.

3. Manchas vermelhas na pele

Dermatite é nome dado a manchas vermelhas ou marrons – muitas vezes que coçam – que surgem em decorrência de uma alergia.

Tratamento indicado:  creme à base de corticoide até que os sintomas diminuam. Deve-se realizar exames mais profundos para identificar a causa da alergia para que o paciente passe a evitar o contato com o que causou o quadro.

4. Manchas de acne

A cicatriz de espinhas é uma causa muito comum de manchas na pele, principalmente, após o tratamento da acne grave.

Tratamento indicado: primeiro, deve-se usar produtos para controlar a oleosidade da pele e prevenir o surgimento de novas espinhas. Uma vez que o quadro esteja controlado, pode-se iniciar tratamentos para clarear a pele, como uso de cremes com ácidos e peelings.

Fotoage: opção de tratamento

Uma opção para auxiliar no tratamento de manchas na pele, por exemplo, são os tratamentos realizados pelos protocolos da Fotoage, uma moderna terapia fotobiodinâmica, que através de uma máscara com diodos de alta potência, trata vários problemas na pele. 

Através deste procedimento, as células-tronco são ativadas no paciente, permitindo um aumento na reparação e cicatrização dos tecidos, favorecendo a saúde e beleza da pele.

Como o Fotoage funciona?

Ele funciona através de LEDs que emitem uma energia luminosa que, entre outras coisas, estimula processos biológicos que contribuem para a cicatrização e para o rejuvenescimento da pele, além de efeitos anti-inflamatório e vasoconstritor, e também estimula a produção de elastina e colágeno.

Os lasers emitidos pela máscara podem ter até́ quatro cores que, conforme aliados ao uso de produtos fotossensíveis, servem para diferentes tipos de tratamentos, 

1.WRINKLES: para foto rejuvenescimento com a luz vermelha;

2. DARK SPOTS: para melasma, melanoses e hiperpigmentações com a luz verde;

3. REDNESS: para rosácea e cuperose com a luz amarela;

4. BLEMISH: para acne com a luz azul.

É válido detalhar como funciona o Fotoage com cada luz:

  1. luz vermelha estimula o colágeno e elastina, regenera células, auxilia o crescimento capilar e é anti-inflamatória;
  2. luz verde inibe o excesso de melanina, estimula colágeno e elastina e, também, possui função anti-inflamatória;
  3. luz amarela é indicada nos tratamentos de rosácea e dermatites;
  4. A luz azul é antibacteriana, trata a acne, atuando a nível epidérmico e retardando o crescimento da camada córnea.

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. 

Acesse o nosso site para mais informações. 

Todos os produtos comercializados pela Ensofill são para uso médico.”

Crédito da imagem: iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *