Espremer espinhas: riscos e consequências do hábito!

Espremer espinhas: riscos e consequências do hábito!

Acne é uma queixa comum nos consultórios dermatológicos. Mais frequente ainda são os pacientes com o hábito de espremer espinhas. Além de dificultar o alcance de bons resultados no tratamento da acne, a atitude pode trazer riscos à saúde. 

Confira a seguir, algumas das consequências mais comuns:  

  • Manchas roxas e inchaço: ao espremer um cravo ou espinha, a região manipulada pode ficar inchada e com tonalidade arroxeada. Ou seja, na tentativa de se livrar de uma lesão, o paciente acaba criando outra, que possivelmente demorará dias para cicatrizar.  Esse tipo de mancha é ainda mais comum em peles escuras, que tendem a produzir pigmentação em respostas a uma lesão. 
  • Cicatrizes de acne: a maioria das cicatrizes de acne são causadas pela manipulação de cravos e espinhas. Quando se tenta remover uma espinha de forma inadequada, a ferida não se regenera adequadamente. O processo inflamatório pode necrosar o tecido, causando uma depressão na pele – a chamada cicatriz de acne. 
  • Piora do quadro da acne: quando se mexe em uma espinha sem a devida higienização das mãos, as bactérias que ficam embaixo da unha podem entrar na lesão e formar um cisto. Além de piorar a aparência da pele, esse quadro pode causar dor. Alguns graus de infecção demandam tratamento medicamentoso, como antibióticos orais.
  • Infecção grave: a falta de higienização durante a manipulação de uma espinha pode ter consequências ainda mais graves, que vão além da aparência da pele. Mexer em uma lesão sem os devidos cuidados favorece a penetração de bactérias. Uma espinha, quadro comum e corriqueiro, pode evoluir para uma celulite facial – severa infecção cutânea. Os sintomas mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão local, além de febre.  O tratamento adequado demanda a aplicação de antibiótico por via intravenosa. Do contrário, o quadro pode levar a outras doenças como meningite e trombose. 

Exclusivo para os dermatologistas

Uma opção para auxiliar no tratamento da acne, cuidando da higienização diária da pele, é a espuma de limpeza Skinox Bleemish Soap, leve, tem uma combinação de fatores em sua formulação como ácido salicílico para garantir a eliminação profunda das áreas de acne. Tem também um efeito bacteriológico. 

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. 

Acesse o nosso site para mais informações. 

Todos os produtos comercializados pela Ensofill são para uso médico.”

Fontes: Viva Saúde e DermaClub

Crédito da imagem: iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *