Envelhecimento precoce é o principal resultado da exposição à poluição

Envelhecimento precoce é o principal resultado da exposição à poluição

Já é de conhecimento de todos que a exposição à poluição causa muitos prejuízos ao organismo, como doenças respiratórias, problemas cardiológicos, alterações imunológicas e até câncer. Porém, a pele, que é a barreira protetora do corpo contra o meio ambiente hostil, também sofre consequências negativas em contato direto com os gases poluentes.

Assim como a radiação solar, as mudanças climáticas, ondas de calor, tempo seco, incêndios florestais, retorno do trânsito e atividades industriais aceleram o processo de envelhecimento da pele.

Isso porque os agentes poluentes, concentrados especialmente nos grandes centros urbanos, formam um nevoeiro de fumaça que fica suspensa no ar e funciona como um “transporte” de produtos químicos orgânicos e metais capazes de gerar espécies reativas de oxigênio no interior das células. 

Essas partículas conseguem penetrar pelos folículos pilosos ou diretamente na epiderme, provocando estresse oxidativo, além de aumentar os níveis de inflamação cutânea, obstruir os poros causando problemas de acne e acelerar o aparecimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e até manchas.

Prevenção é importante

Como não é possível evitar que a pele entre em contato com a poluição, é fundamental que os pacientes estejam atentos e bem orientados quanto à rotina de cuidados diários que podem diminuir os malefícios.

É necessário estabelecer uma rotina de skincare que contenha passos de limpeza, hidratação e proteção. 

O primeiro passo para remover as impurezas da pele é lavar o rosto com um sabonete adequado. Para quem usa maquiagem, a dica é usar demaquilante antes de lavar o rosto. Caso o objetivo seja uma limpeza mais profunda, é recomendado recorrer ao sabonete esfoliante. 

Como a poluição resseca e irrita a pele, após a higienização, é importante usar um bom hidratante, de preferência com ativos antioxidantes que combatem os radicais livres associados a substâncias ativas que formam uma barreira protetora, blindando ou absorvendo impurezas que se depositam na pele. 

Por fim, o uso de protetor solar diariamente é obrigatório, independentemente do tipo ou cor da pele. 

Exclusivo para médicos

Manter a pele dos pacientes limpa, hidratada e protegida é um desafio, mas a tecnologia trabalha a favor dos tratamentos e oferece diversas opções de ponta.

Uma opção é a espuma de limpeza Skinox Bleemish Soap, leve, tem uma combinação de fatores em sua formulação como ácido salicílico para garantir a eliminação profunda de partículas poluentes. Tem também um efeito bacteriológico. 

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. 

Acesse o nosso site para mais informações. 

Todos os produtos comercializados pela Ensofill são para uso médico.”

Crédito da imagem: iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *