Doenças de pele: ansiedade e estresse provocados pela pandemia podem agravar os problemas

Doenças de pele: ansiedade e estresse provocados pela pandemia podem agravar os problemas

A pandemia provocada pelo Covid-19 tem afetado a vida das pessoas de diversas maneiras. Cresceu muito o quadro de queixas de ansiedade e estresse e, consequentemente, os problemas que eles podem desencadear, como as doenças de pele. O que se vê nos consultórios de dermatologia é o aumento no número de casos de vitiligo, psoríase, alopecia harada, líquen plano, urticária nervosa e dermatite atópica – todas consideradas doenças psico dermatológicas, ou seja, que têm relação com a saúde da mente, isso porque a pele e o sistema nervoso estão diretamente relacionados. Mas é importante ressaltar que não são doenças psicológicas. São doenças que têm seu fator genético já predisponente e que a ansiedade pode piorar.

A dermatologista do Hospital Heliópolis, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Carolina Milanez, diz que a ansiedade pode agravar problemas de pele pré-existentes e pode gerar novos tipos de doenças de pele. 

Segundo ela, têm pessoas que começam a tirar os próprios cabelos, o que se chama de tricotilomania; têm pessoas que começam a passar a língua constantemente nos lábios, tipo um tique nervoso, o que gera descamação e até queimadura nos lábios, chamada de queilite. Tem ainda as que passam a mexer ou roer constantemente as unhas e isso danifica toda a estrutura. “Outro quadro visto durante a pandemia, são as pessoas que desenvolveram algum tipo de transtorno obsessivo compulsivo, com hábitos repetitivos, como lavar as mãos ou passar álcool gel de forma excessiva, o que pode causar dermatite de contato.”

As doenças de pele mais comuns associadas a fatores emocionais são:  

Dermatite atópica: causa lesões avermelhadas na pele que coçam muito e podem descamar. Pode também estar relacionada à bronquite, asma e rinite. Estresse e tensão emocional, além de frio intenso, ambientes muito secos, tecidos de lã, calor e transpiração são gatilhos das crises.

Psoríase: doença inflamatória crônica caracterizada por escamas e manchas secas, que geralmente se formam nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Em 30% dos casos, é provocada por fator genético, mas é agravada por estresse, exposição ao frio e bebida alcoólica.

Urticária: doença de irritação cutânea que pode surgir de repente em qualquer região do corpo. Pode ser aguda, quando dura menos de 6 semanas, ou crônica, quando pode durar meses ou anos. O estresse não é a causa principal da urticária, mas pode piorar os sintomas.

Vitiligo: o estresse é um fator comum em pacientes com vitiligo, podendo desencadear o início da doença caso a pessoa já tenha predisposição genética. O vitiligo é a redução, ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em diversas regiões do corpo, onde surgem manchas brancas.

Líquen plano: doença inflamatória que pode afetar a pele, unhas, couro cabeludo e até as mucosas da boca e da região genital. Esta doença é caracterizada por lesões avermelhadas, que podem ter pequenas listras brancas, com o aspecto enrugado, têm um brilho característico e são acompanhadas de intensa coceira e inchaço. O aparecimento destas lesões está relacionado a reação do sistema imunológico.

Alopecia harada: perda de pelos do corpo. Geralmente as alopecias são um problema por motivos cosméticos e psicológicos, mas pode ser também um sinal importante de doença sistêmica.

Exclusivo para os dermatologistas

O tratamento recomendado consiste no uso de medicamento antialérgico para aliviar a coceira e a vermelhidão da pele, podendo até ser recomendado a utilização de corticoides, orais ou pomada, se as reações da alergia durarem mais de duas semanas e forem muito fortes. Manter mãos, lábios e a pele do rosto e do corpo hidratadas é fundamental, para que o incômodo das doenças seja minimizado e/ou até prevenidos.

Para auxiliar no tratamento, é importante direcionar os pacientes a psicólogos para controle da ansiedade e do estresse.

Quer oferecer aos pacientes do seu consultório ou clínica os benefícios dos tratamentos Ensofill? Entre em contato com um de nossos representantes, conheça as opções e faça o seu pedido. Acesse o nosso site para mais informações. 

Crédito da Imagem:
iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *