Dicas para trazer mais clientes para o seu consultório em 2021
O ano de 2020 foi atípico, mas a categoria estética em dermatologia não parou de crescer. Que tal pegar carona nessa demanda e ter mais sucesso em 2021? Confira as dicas dadas pela dermatologista Ligia Kogos nesta entrevista exclusiva para a Ensofill.
Ensofill: como foi a procura por procedimentos estéticos em 2020?
Ligia Kogos: no primeiro mês até, aproximadamente, o fim de abril, os pacientes procuraram mais tratamentos ligados a doenças dermatológicas tais como: erupções cutâneas, alergias, irritações, ressecamento por álcool gel, dermatoses relacionadas ao estresse emocional e depressão como, por exemplo, queda de cabelo, acne e eczemas de face e couro cabeludo.
Nos últimos dias de abril, os pacientes foram perdendo o receio inicial e voltaram a procurar por procedimentos que já faziam antes, como lasers, aplicações de toxina botulínica e tratamentos para melhorar a flacidez corporal.
Curiosamente, aumentou em cerca de 60% o interesse por procedimentos sofisticados, de execução cuidadosa, mais lenta e delicada, mas de resultado imediato em firmeza, definição de contornos faciais, apagamento de sombras e sulcos.
O fato das pessoas terem mais tempo livre, ambiente tranquilo, despreocupação com festas e eventos encorajou a submeterem-se a esses recursos como a aplicação de ácido poli-l-lático, com grande segurança, pouco tempo de recuperação volta imediata às atividades cotidianas.
De fato, esta mudança da rotina propiciou um lado fascinante de intimidade com o paciente, com horários ainda mais longos dedicados a cada um.
E: a tendência é que o mercado estético em dermatologia cresça cada vez mais?
LK: a julgar pelo que ocorreu nos últimos anos, eu diria que sim. Como em outras áreas da medicina, conhecimentos ampliados, recursos novos, facilidade e maior acessibilidade de várias camadas da população aos dermatologistas e aos dermocosméticos, a demanda naturalmente deve aumentar.
E: quais são os procedimentos mais procurados pelas pessoas?
LK: listo alguns a seguir.
- Consultas dermatológicas em que orientamos o paciente a cuidar da pele, dos cabelos (inclusive a queda é uma questão muito frequente);
- Peelings e retirada de manchas com luz pulsada;
- Toxina botulínica na face e pescoço para transpiração excessiva;
- Preenchimentos para rugas e cicatrizes;
- Aplicações de ácido poli-l-lático na face, pescoço, colo, celulite;
- Pequenas cirurgias (extração de pequenas lesões como pintas, nervos, cicatrizes inestéticas, correção de lóbulos de orelhas);
- Cauterização de verrugas, manchas, lesões vasculares;
- Infiltrações em couro cabeludo para fazer cessar queda de cabelo;
- Lasers para manchas, rugas e flacidez em pescoço;
- Depilação definitiva a laser.
E: o que não pode faltar em um consultório de dermatologista?
LK: uma mesa, uma cadeira, uma maca para examinar o paciente, boa iluminação e uma pequena lupa e um dermatologista atento e solícito. Munido dessas coisas simples, em uma salinha acanhada em algum ponto da Terra, o dermatologista pode realizar ações que parecem mágica e até mesmo mudar a vida de alguém.
E: quais dicas você daria para os dermatologistas melhorarem a visibilidade de suas clínicas?
LK: sendo solícitos com vizinhos, amigos, conhecidos, familiares de colegas. Este é o marketing natural, verdadeiro, espontâneo, que não falha nunca. É mister ser gentil, generoso, carregar uma folha de receituário consigo, para sugerir uma pomada, um medicamento sempre que for solicitado. O paciente percebe quando o médico é pródigo com o seu tempo, com seus olhos, com seus ouvidos, com seus conselhos e agradece divulgando o seu nome, invariavelmente.
Conte com a Ensofill para ter mais sucesso na sua clínica em 2021. Trabalhamos com os principais produtos de marcas nacionais e internacionais para entregar mais inovação ao seu negócio e para os seus pacientes!
Crédito da imagem: FG Trade – iStock
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!