Cuidados e tratamentos seguros para evitar o envelhecimento da pele da face

Manter a pele do rosto rejuvenescida, com aspecto bonito e saudável por um período de vida cada vez maior, é o desejo de muitas mulheres e homens que procuram pelos consultórios dermatológicos. Um sonho possível de se tornar realidade, desde que o profissional saiba orientar o paciente a fazer algumas escolhas saudáveis que previnem o envelhecimento da pele e recomendar procedimentos estéticos certeiros para tratar alterações faciais.

Múltiplos aspectos causam o envelhecimento da pele e a melhor forma de combatê-lo é a prevenção. “Existem fatores genéticos como qualidade da pele, cor, quantidade de glândulas que não é possível modificar, mas há outros que podem ser modificados para garantir um envelhecimento saudável”, afirma a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“Novas pesquisas mostram cada vez mais o papel dos radicais livres no processo de envelhecimento. Normalmente produzimos radicais livres e temos um sistema de defesa potente antirradicais livres ou antioxidantes. O acúmulo de radicais livres é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento e escolhas baseadas no controle deste acúmulo comprovadamente podem retardar o envelhecimento. É o que chamamos de detox ou antioxidantes”, acrescenta.

Para prevenir as alterações faciais e adiar o envelhecimento da pele, o indicado é que o paciente adote hábitos saudáveis e simples que, de forma geral, também favorecem a boa saúde. Praticar regularmente uma atividade física, ter uma boa noite de sono, controlar o estresse, manter uma alimentação saudável e usar proteção solar são hábitos que têm ação antioxidante e ajudam a combater os radicais livres.

De acordo com a médica, a água também é um potente detox. “Ela ajuda na eliminação de radicais livres. Um organismo hidratado não precisa economizar água dentro das células e todo o metabolismo fica mais fluido, com mais facilidade para eliminar toxinas e radicais livres. Estudos recentes, embora muitos controversos, mostram ação antirradicais livres da água alcalina, ou seja, com pH maior que 8”, diz.

Tratamentos seguros


Além das escolhas saudáveis que devem ser feitas pelo paciente desde sempre e que ajudam na prevenção contra o envelhecimento da pele do rosto, procedimentos estéticos e alguns cuidados podem adiar o envelhecimento.

O microagulhamento, por exemplo, é um procedimento no qual micropunturas são realizadas na pele com a função de, ao estimular a regeneração desses pequenos pertuitos, impulsionar a produção de colágeno, havendo entre outros efeitos, também a liberação de fatores de crescimentos na região tratada. “A técnica pode ser utilizada em muitas situações que acometem a pele como cicatrizes, manchas, rugas, poros, estrias e alopecia, além de ser uma canalizadora da infusão de diversos ativos como o ALA, usado na terapia fotodinâmica, ou com corticoide no tratamento de cicatrizes ou alopecia areata, por exemplo”, explica a dermatologista Dra. Sandra Tagliolatto.

Rugas aparecem por diminuição de elasticidade das fibras de colágeno e elastina associada à contração repetida de músculos da expressão facial, como acontece com o músculo entre as sobrancelhas (glabela, que confere cara de bravo). A toxina botulínica é capaz de paralisar os músculos. Com a aplicação precoce do botox, é possível evitar o aparecimento de rugas, além de enfraquecer essa musculatura com aplicação constante.

Dra. Beatriz Lassance explica que existem hidratantes e cosméticos específicos para cada tipo de pele. “Manter a pele saudável e hidratada diminui o acúmulo de radicais livres. Muito importante limpar a pele, removendo maquiagem e poluição. A vitamina C é um excelente antioxidante. Mas, é imprescindível a orientação médica, pois cada pele necessita diferentes produtos”, afirma a médica.

Para o tratamento da redução da flacidez, o QT Cell, mantém altíssimos os níveis de hidratação da pele, reduzindo as rugas de maneira potente, diminuindo a flacidez pelo estímulo intenso de colágeno das células tronco vegetais (callus) e pelos fatores de crescimento dérmicos.

Já o Ruby ReBorn Transfusion, da linha Karatica proporciona atenuação de rugas finas, redução da flacidez em face, colo e pescoço e manutenção da qualidade elástica da pele, hidratando-a e também clareando levemente.

Outro poderoso antirrugas é o Karatica Amethyst, o qual inibe a via neuropetídica e a tirosinas e, ao mesmo tempo, mantendo níveis fisiológicos naturais de melanogênese. Reduz rugas finas, manchas de acne, hipercromias e melasma em peles oleosas e tendentes a acne.

E não menos importante, também temos a terapia fotobiodinâmica, técnica não invasiva, com excelentes resultados no tratamento de melasmas, rosáceas, acne, pigmentações, rugas e fotoenvelhecimento, baseada na estimulação, regeneração e reparação da pele, a partir da combinação do dispositivo Fotoage e dos produtos Skinox.

Quer saber mais tudo o que a Ensofill pode oferecer para a pele dos seus pacientes, combatendo o envelhecimento e demais condições? Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma visita dos nossos representantes.

Crédito da imagem: puhhha – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *