Cuidados com a pele no verão: oriente seus pacientes

Não tem jeito, verão é sinônimo de saída da rotina para muitas pessoas, fator que pode prejudicar a saúde de uma forma geral, incluindo a pele. Por isso, reunimos algumas dicas para que você complemente seu atendimento e comece o ano prestando uma consultoria de excelência aos seus pacientes.

1 – Filtro solar: melhor aliado da pele

Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não é aconselhável a exposição solar sem fotoproteção, principalmente tratando-se de pacientes de pele mais clara, mesmo nos horários recomendados, pois sabe-se que mesmo quando a pele se encontra em dose suberitematosa, ou seja, ainda não apresenta vermelhidão ou sensibilidade local, já está em estado inflamatório e, com isto, produz espécies reativas de oxigênio, nitrogênio e carbono que causam danos ao DNA celular.

Assim, informe aos seus clientes para passarem o filtro solar no corpo todo sem qualquer vestimenta, trinta minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas em média, com uso de chapéu e óculos, além de se respeitar os horários: até as 10h e depois das 16h, conforme orienta Dra. Claudia.

2 – Aposte na vitamina C

Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de Tricologia e Estética, Fellowship de Estética em Miami e membro da World Trichology Society, comenta que a vitamina C pode ser usada durante todo o ano, mas indica-se o seu uso no verão, pois é quando os raios ultravioletas e o calor causam mais radicais livres e danos à pele, então esse reforço é fundamental para conquistar uma pele mais bonita e saudável. 

“A vitamina C possui ação reparadora, já que, devido a sua alta propriedade antioxidante, protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce. O ativo também ajuda a amenizar rugas e linhas de expressão, visto que é um dos fatores essenciais na síntese de colágeno, substância que confere sustentação à pele, mantendo-a jovem, bonita e saudável”, adiciona o especialista.

Na Ensofill, você encontra a vitamina C nas formulações dos produtos Meso OX White, Meso OX Antiaging, Cosmelan, Dermamelan entre outros. 

3 – Combine diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico

O dermatologista membro da SBD, Dr. Abdo Salomão Jr. explica que, com a chegada do verão, é hora de excluir ou diminuir consideravelmente o uso de alguns tipos de ácidos (retinoico, glicólico, salicílico e mandélico), por serem fotossensíveis, dando espaço para outros também eficazes, mas menos irritantes, como o  ácido hialurônico, por exemplo.

“Esse ácido é uma glicosaminoglicana e faz parte da matriz extracelular, onde ficam as fibras do colágeno e elastina. Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Então, quando existe falta dele, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e perda de luminosidade”, acrescenta.

Em nosso portfólio, o ácido hialurônico está presente em produtos como: Meso OX Stretch Marks, Meso OX Hyal, Skinox Dark Spots Fotobiodinâmico, Skinox Blemish Fotobiodinâmico, QT CELL entre outros. 

4 – Hidratação em dia para todos os tipos de pele

Dra. Claudia finaliza mostrando que existe uma confusão muito grande entre o que é hidratação e o que é oleosidade. E, sabendo que os tipos de pele oleosa e mista são os mais comuns no Brasil, com uma incidência de 80% na população, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o produto, deixando de hidratar a pele. 

“O calor estimula a hiperprodução de gordura e quem tem pele oleosa acaba sofrendo mais com as altas temperaturas”, conclui.

Venha ser cliente Ensofill. Aqui, você encontra as principais marcas do mercado nacional e internacional para oferecer o que há de melhor aos seus pacientes. 

Crédito da imagem: PeopleImages – iStock

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *