Infecções de pele do verão: como prevenir

Infecções de pele do verão: Junto com o verão, o sol, umidade, areia e piscinas são mais frequentes na vida dos brasileiros, com isso, o aumento de dermatoses acontece. Infelizmente, algumas infecções da pele não são muito conhecidas, por esse motivo, hoje, preparamos uma matéria para apresentar essas patologias de verão, seus meios de prevenção e tratamento. 

Infecções de pele do verão: Micoses 

As micoses são doenças causadas por fungos, e podem surgir em várias partes do corpo devido à baixa imunidade e roupas muito justas de tecidos sintéticos, que não permitem que a pele respire, e geram calor e umidade. Confira suas variações:

  • Frieiras

Elas podem proliferar entre os dedos dos pés e são causadas pelo uso excessivo de calçados fechados ou pelo hábito de andar descalço em ambientes contaminados, como as bordas de piscinas e os vestiários de clubes e parques. Costumam causar fissuras, muita coceira e ardência. Sendo assim, são eliminadas a partir de antifúngicos tópicos líquidos e medicamentos via oral.

  • Tinea

Pode aparecer em qualquer lugar do corpo e a transmissão acontece quando se entra em contato com alguém contaminado, ou objetos pessoais dessa pessoa, como toalhas, roupas e sapatos. Sua aparência é formada por placas escamosas e vermelhas, causando muita coceira. Para tratar, usa-se pomadas e medicação via oral.

  • Tinea versicolor

Tinea versicolor ou popularmente conhecida como micose de praia, aparece como manchas claras ou escuras e descamações, em áreas que ficaram em contato com roupas úmidas. Dessa forma, o tratamento inclui cremes ou xampus antifúngicos.

  • Tinea capitis

Vermelhidão, coceira ou queda dos fios podem ser sintomas que indicam a presença da condição no couro cabeludo ou em áreas com pelos. O tratamento é com xampus e comprimidos específicos.

  • Tinea intertriginosa

Manifesta-se em locais abafados e dobras do corpo, como virilha e embaixo dos seios, são vermelhas e causam coceira. Para tratar, usa-se cremes e medicação via oral.

Brotoejas 

Elas surgem principalmente em bebês e em dobras do corpo, são bolinhas vermelhas ou transparentes que causam coceira, e para evitá-las, o ideal é utilizar roupas leves e soltas. 

Manchas e sardas brancas

São lesões benignas, mas que merecem atenção e uma consulta ao dermatologista para diferenciá-las de manchas suspeitas. Usar protetor solar diariamente pode impedi-las de aparecer, já que surgem quando há um acúmulo de radiação solar sobre a área

Infecções de pele do verão: Foliculite

É uma inflamação na raiz dos pelos, causando pequenas bolinhas vermelhas ou com pus. Sua causa pode ser uma lesão ao se depilar ou devido à transpiração. Sendo assim, o tratamento pode envolver o uso de hidratantes após a depilação e esfoliação prévia, ou em casos mais graves, o uso de cremes específicos recomendados por dermatologistas.

Acne solar

Pode aparecer no rosto, pescoço e ombros após longa exposição ao sol, devido a junção de suor e a própria radiação solar. Portanto, para evitar, use sabonete específico para o rosto duas vezes ao dia, e opte por hidratantes e protetores solares oil-free, com toque seco ou em gel.

Bicho geográfico

Caso tenha algum ferimento nos pés, andar descalço pode ocasionar o bicho geográfico, que é um parasita presente nas fezes de cães e gatos. As larvas infectantes penetram na pele, abrindo túneis inflamados semelhantes ao contorno de um mapa. A presença de um ponto vermelho e saliente, coceira, linhas tortuosas e sensação de movimento debaixo da pele podem indicar a infecção. Nesse caso, a aplicação de gelo sobre a lesão pode oferecer alívio, dependendo dos sintomas, e em alguns casos, o médico pode prescrever remédios antiparasitários.

Impetigo

A afecção, que especialmente afeta crianças, manifesta-se através de feridas vermelhas ao redor do nariz ou boca. Uma variedade de bactérias é a causadora do impetigo. Portanto, o tratamento com antibióticos é eficaz para reduzir a inflamação e prevenir a transmissão para outras pessoas.

Conheça agora nossas linhas de produtos. Além disso, você pode ficar por dentro de todas as nossas novidades acompanhando nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

Fonte: sbd.org.br

Muito mais informação com a Ensofill

Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.Aqui na Ensolfill, nós contamos com um time técnico preparado para resolver suas dúvidas.

Preencha seus dados e fale com a gente agora mesmo.