Alopécia: A perda de pelos no corpo e cabelos pode ser desenfreada por diversas causas, inclusive emocional, sendo importante identificá-las para um tratamento adequado.
A alopécia é uma condição que causa a perda de pelos em qualquer região do corpo, mas que manifesta-se, principalmente, no couro cabeludo, com a queda de cabelos. Nesse caso, os fios caem em grande quantidade, deixando, inclusive, algumas áreas do couro cabeludo, antes cobertas, à vista.
As causas da alopécia são várias, podendo ser desde estresse e deficiência de nutrientes (como proteínas, biotina, ferro e zinco) a uso de medicamentos, produtos químicos inadequados e doenças como lúpus e hipo e hipertiroidismo. De acordo com a causa, a alopécia também pode ser dividida por tipos, sendo as mais comuns a alopécia areata, a alopécia androgênica e o eflúvio telógeno.
Principais tipos de Alopécia
- Eflúvio telógeno: trata-se de um período em que o cabelo cai naturalmente, sendo comum a queda de 300 a 500 fios por dia. Pode ser o resultado de uma deficiência de vitaminas e minerais ou de um evento desencadeante temporário (cirurgia, febre etc.). Nestes casos, quando resolvido o problema, o cabelo pode voltar a nascer, e embora esse período de queda possa prolongar, ele responde bem a tratamentos clínicos.
- Alopécia Areata: é considerada uma doença autoimune, ou seja, quando o próprio sistema imunológico ataca o corpo. As células ao redor do folículo capilar o atacam, impedindo a produção de novos fios, o que costuma causar falhas em formatos arrendados não só no couro cabeludo, mas também na barba, cílios e sobrancelhas. É uma condição mais comum em pessoas jovens, principalmente abaixo dos 20 anos. E pode estar associada a fatores genéticos, reações no sistema imunológico causadas por micro-organismos e estresse.
- Alopécia Androgênica: é o tipo mais comum de queda de cabelo. De origem genética, este problema pode começar na adolescência, porém, fica mais aparente entre os 40 e 50 anos. Também conhecido como calvície, nesta condição, os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Enquanto os homens apresentam falhas na entrada e no topo da cabeça (calvície de padrão masculino), nas mulheres, o problema acomete mais a região central do couro cabeludo (calvície de padrão feminino).
Tratamentos
Para um tratamento mais direcionado, é fundamental identificar o tipo e a causa com um especialista, sendo os mais indicados um dermatologista ou tricologista. Mesmo em casos em que a queda é permanente, há maneiras de minimizar a perda intensa dos fios.
Os tratamentos podem incluir o uso de antibióticos e outros medicamentos orais e/ou tópicos. Alguns cosméticos voltados para a causa, como loções capilares, podem ajudar. No caso de deficiência nutricional, podem ser indicados também a suplementação. Há, ainda, tratamentos estéticos específicos executados por um profissional, como a intradermoterapia e carboxiterapia. O implante capilar torna-se uma opção para quem sofre de calvície.
A Ensofill oferece algumas soluções inovadoras para a alopécia, como o Meso Ox Hair, um mesocêutico que promove a estimulação do crescimento e saúde dos cabelos. Ele age reforçando o folículo piloso com seus nutrientes essenciais.
Conheça agora nossas linhas de produtos. Além disso, você pode ficar por dentro de todas as nossas novidades acompanhando nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin